Radiação nuclear é um tipo de radiação originada no núcleo de determinados átomos de elementos químicos que não estão estáveis e podem ser de vários tipos, mas, principalmente: partículas alfa (a), partículas beta (b) e radiação gama (g).

                As partículas Alfa
, por terem massa e carga elétrica relativamente maior, podem ser facilmente detidas, até mesmo por uma folha de papel, elas em geral não conseguem ultrapassar as camadas externas de células mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente inofensivas. Entretanto podem ocasionalmente, penetrar no organismo através de um ferimento ou por aspiração, provocando, nesse caso lesões graves.

                As partículas beta possuem alta energia cinética e poder de penetração superior ao das partículas alfa. O seu poder de penetração superior é devido ao fato da partícula possuir massa muito inferior à da partícula alfa.

                A radiação gama, por ser uma onda eletromagnética,  da mesma natureza da luz. Ela viaja com a velocidade da luz, ou seja, a radiação gama, viaja a 300.000 km/s, assim como a luz.

                Esta radiação é altamente penetrante, ou seja, o seu poder de penetração é muito elevado, pois ela não possui massa. Isso acontece por ela não ser partícula, mas sim onda, além do fato dela não possuir carga elétrica  nem positiva, nem negativa.

http://jornalbrasileirosgratuito.com.br/site/wp-content/uploads/2011/03/terremoto-tsunami-japao-nuclear-crisis-6.jpg
http://www.mundovestibular.com.br/articles/1116/1/COMO-FUNCIONA-A-RADIACAO-NUCLEAR/Paacutegina1.html
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/os-efeitos-da-radioatividade-no-corpo-humano